terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Baia de Guanabara






A Baía de Guanabara é uma das mais importantes referências naturais e culturais do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de todos os municípios que a margeiam. A beleza da sua paisagem e a sua natureza exuberante foram repetidamente e entusiasticamente ressaltadas por viajantes, pintores, poetas, estudiosos e, por tantos, anônimos admiradores.
Desde a chegada dos primeiros visitantes europeus, justificadas palavras ufanistas eram usadas para descrever a sensação de esplendor ao chegar à Guanabara:
Tanta riqueza e alumbramento fizeram da Baía e seu entorno, objeto de intensa cobiça e disputa. O reconhecimento da sua importância começou muito antes da chegada dos colonizadores europeus. Por muitos séculos, desde os primeiros povos - os construtores dos sambaquis - aos tupinambás, tupiniquins e outras populações indígenas encontradas pelos primeiros navegantes europeus, o ecossistema da Baía de Guanabara e seu entorno eram permanentemente disputados por numerosos grupos rivais. A baía lhes garantia alimentação farta e o privilégio de sua primazia garantia vida fácil e saudável.

Fotos: Elenilda Freitas
Texto: Retirado da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário