segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Copacabana





Inicialmente, a praia e toda a região a sua volta tinham o nome tupi de "Sacopenapã", que significa "o barulho e o bater de asas dos socós". No século XVII, com a inauguração de uma ermida em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana, num rochedo no final da praia, o nome da praia e da região foi trocado para "Copacabana"[4].
No final do século XIX e início do século XX, com a chegada dos bondes e a abertura de vários túneis ligando a praia ao Centro da cidade, a praia começou a ser mais frequentada pela população[5].
O desenho em curvas de sua calçada em padrão mar largo, simulando as ondas do mar, é conhecido no mundo todo. Foi originalmente implantado em 1906, inspirado nas calçadas de Lisboa. Inicialmente, as ondas tinham orientação perpendicular em relação ao comprimento da calçada. Foram confeccionadas com pedras pretas (de basalto) e brancas (de calcita). Como as pedras vieram, inicialmente, das cercanias de Lisboa, elas receberam o nome popular de "pedras portuguesas", denominação que se mantém até hoje, apesar de elas já serem extraídas no próprio Brasil, atualmente

Foto: Elenilda Freitas
Texto: Retirado da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário