quinta-feira, 15 de julho de 2010

É SÃO JOÃO



Um comentário:

  1. As fotos das bandeiras trouxeram-me à lembrança duas recordações: as fotos que fiz, de bandeiras e mastros, em uma comunidade ribeirinha de uma resex, no município de Baião-PA. Devem estar em algum CD ou HD, perdidas na minha desorganização.

    A outra lembrança é do caminho que vai de Marselha até Paris. Se o fizeres, pelas estradas nacionais (e não pelas autoestradas), verás, em algumas cidades, bandeiras tal como na foto, formando um círculo em volta de um mastro. À medida que tu te aproximas de Paris, o número de bandeiras vai aumentando.
    Elas simbolizam o engajamento dos cidadãos, de cada cidade, no batalhão que partiu de Marselha, em 1792, para defender Paris e a Revolução iniciada em 1789, dos ataques da nobreza francesa aliada aos austrícacos e prussianos.
    Em Provença, região de Marselha, se conta que foi durante essa caminhada que surgiu a Marseillaise, transformada mais tarde em hino nacional da França. Essa é, inclusive, a versão difundida pelo cinema francês, pelo romantismo da imagem. Mas, na verdade, a Marselhesa tem autor e data precisa de origem.
    Interessante é que as bandeirinhas, para nós, tem a ver com o São João, uma festividade religiosa; a França laica dá a elas, desde a Revolução, um caráter político.



    Aux armes, citoyens, Às armas, cidadãos,
    Formez vos bataillons, Formai vossos batalhões,
    Marchons, marchons! Marchemos, marchemos!
    Qu'un sang impur Que um sangue impuro
    Abreuve nos sillons! Irrigue os nossos campos arados!

    Abs

    ResponderExcluir